Home > Eventos
Meninos começam a ser vacinados contra HPV na rede pública de saúde

O Ministério da Saúde adquiriu seis milhões de doses para vacinar 3,6 milhões de meninos em 2017 e, em Brotas, as doses já estão disponíveis em toda a Rede Municipal de Saúde, como informam o Secretário José Carlos Puntoni Guimarães e a Chefe do do Serviço de Vigilância Jussara Susi. Imunização vai reduzir a propagação do vírus.
Meninos na faixa etária de 12 a 13 anos já podem ser vacinados contra o HPV pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Até o ano passado, esta imunização era feita apenas em meninas. O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações. A faixa etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos com 9 anos até 13 anos.
“É muito importante a inclusão dessa faixa etária. Precisamos estimular esta faixa a participar das mobilizações para vacinação. A imunização é completa e com 98% de eficácia”, afirma Jussara.
Outra novidade é a inclusão das meninas que chegaram aos 14 anos sem tomar a vacina ou que não completaram as duas doses indicadas.
“É muito importante que os pais tenham a consciência de que a vacinação começa na infância, mas deve continuada na adolescência. Pais e responsáveis devem ter, com os adolescentes, a mesma preocupação que têm com as crianças”, completou o Secretário José Carlos.
O esquema vacinal para os meninos contra HPV é de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. A vacina é totalmente segura e aprovada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A decisão de ampliar a vacinação para o sexo masculino está de acordo com as recomendações das Sociedades Brasileiras de Pediatria, Imunologia, Obstetrícia e Ginecologia, além de DST/AIDS e do mais importante órgão consultivo de imunização dos Estados Unidos (Advisory Committee on Imunization Practices). A estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa etária para a vacinação visa proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.

Prefeitura da Estância Turística de Brotas
Governo 2017/2020, Seriedade e Trabalho