Escola Edna: ensino em tempo integral para 192 alunos

Total de 192 crianças estudam nas classes de 1º a 4º ano do ensino fundamental da escola Edna Soares de Moura Barreto, em Brotas. Os alunos tem idades entre 6 e 10 anos e estão divididos em 9 salas na única escola do município que atende em tempo integral. Atende crianças que residem nas proximidades, como no Jardim Modelo, Felicidade, Jardim das Américas e Chapada dos Guimarães, no período das 7h10 às 16h20. No período da manhã tem aulas do currículo normal e no período da tarde, participam de oficinas com aulas de informática; leitura; escrita; experiências matemáticas; artes; filosofia e meio ambiente. Também tem aulas de educação física, além de balé e natação que utiliza a piscina da quadra do CDHU.

Durante o período em que permanecem na escola, recebem cinco refeições: café da manhã com leite e pão; depois fazem um lanche de manhã, comendo maçã ou banana; logo em seguida, almoçam na instituição: refeição completa, com arroz, feijão, carne (frango, peixe, bovina, etc) e salada. O almoço também é acompanhado de suco. No período da tarde, a alimentação é complementada com um doce, como canjica ou arroz doce ou ainda leite e bolachas. No final do dia, antes de irem embora, os alunos recebem pão.

A escola está em funcionamento desde 2009 e é mantida pela Prefeitura Municipal de Brotas, através da Secretaria de Educação. “Percebemos uma evolução muito boa na educação dos alunos, eles tem aprendido muito com todas as atividades que oferecemos aqui na escola”, ressalta a diretora Raquel Aparecida Salvatti.