Home > Notcias
Prefeitura Municipal lana projeto habitacional para Brotas

O Prefeito Municipal reuniu-se com cerca de 2.500 pessoas para a 1ª Reunião de Orientação sobre Moradias Populares, no Ginsio do Brotão, na ltima quarta, dia 14, em que foi lançado o maior projeto habitacional de Brotas, cujo objetivo é atingir a construção de até 800 unidades entre casas e terrenos. Centenas de famlias interessadas compareceram, arquibancada ficou lotada e muitos ainda ficaram do lado de fora do Ginsio; foi preciso também liberar parte da quadra para as pessoas entrarem e se acomodarem.

A organização do evento, coordenada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional, envolveu todas as secretarias municipais; o Ginsio foi dividido: de um lado ficaram as famlias que j haviam feito cadastro anteriormente e do outro aqueles que não possuam cadastro.

O Prefeito começou a reunião com as explicações sobre o tipo de moradia que Brotas vai disponibilizar neste novo projeto habitacional: 200 casas através da CDHU, 300 lotes urbanizados e mais 200 casas através do Programa Federal Minha Casa Minha Vida. Para o Bairro do Patrimônio, anunciou também a construção de 25 moradias. O Prefeito falou que uma rea de aproximadamente 8 alqueires j foi adquirida nas proximidades da Escola Edna, ao lado do Jardim Modelo. Neste mesmo local a Prefeitura j est negociando a aquisição de mais 5 alqueires para a conclusão do projeto do novo ncleo habitacional.

Nas orientações sobre os planos, chamou atenção do pblico presente as cotas de moradias, sendo anunciado pelo Prefeito que serão destinados 3% aos Guardas Municipais e Policiais (com exceção das casas da CDHU), 4% para pessoas com deficiência, 5% para idosos, 3 % para solteiros acima de 40 anos e 7% para mães solteiras.

O cadastro das pessoas dos ltimos dez anos continua valendo, desde que procurem a Empresa Municipal para atualizarem os dados. J para as pessoas que não possuem cadastro, os dados que foram colhidos pelos voluntrios (nome, endereço e telefone) servirão para convocações, através de grupos, para efetuarem o completo cadastramento.

Ainda na reunião, uma comissão de moradores foi instituda para fiscalizar e ajudar o Prefeito e a Empresa Municipal quanto aos critérios de distribuição das casas e terrenos; tudo para evitar a distribuição incorreta para aqueles que não atendem os critérios estabelecidos em cada plano: tempo de moradia em Brotas, j possuir moradia ou ter restrição de crédito em instituições financeiras como o SERASA são alguns deles. “Essa comissão poder apontar as irregularidades e corrigir possveis injustiças na distribuição”, disse o Prefeito.

Embora as regras de seleção anunciadas estejam em vigência, o Prefeito de Brotas anunciou que se reunir com os vereadores para receber possveis aperfeiçoamentos, dentro do esprito democrtico que reina nas relações entre os Poderes de Brotas.

Além do Chefe do Poder Executivo, estiveram presentes na histrica reunião, a Primeira Dama e funcionria da CDHU, regional de Bauru, Sandra Cristina de Meira Barreto, Vice Prefeito, Presidente da Câmara Eduardo Esteves e os vereadores Bruno César, Cludio Macalé, Fred da Ambulância, Mirinho, Luiz da Vela e Valdir Sgorlon.

Neilton Esteves
Prefeitura Municipal de Brotas