A Cidade > Aspectos Geofísicos

- Geomorfologia  Cuestas Basálticas
- Relevo Vai de plano a ondulado
- Vegetação Cerrado e Campo

O município de Brotas está localizado na região central do estado de São Paulo, a 208 quilômetros, em linha reta, a noroeste da capital do estado e a 60 quilômetros a sudoeste de São Carlos. Situando-se nas coordenadas geográficas 22º 17´ 12´´ de latidude Sul e 48º 07´ 35´´ de longitude Oeste do meridiano de Greenwiche e o núcleo urbano a uma altitude de 636,30 metros acima do nível do mar.

Brotas pertence à região de governo de Rio Claro, que, por sua vez, pertence à região administrativa de Campinas, sendo um dos maiores municípios em área do estade de São Paulo, com cerca de 112.000 hectares.

Seus limites territoriais são: ao norte com Ribeirão Bonito: ao sul com Torrinha e São Pedro: à leste com São Carlos e Itirapina e à oeste com Dourado e Dois Córregos.

Geologicamente, o município de Brotas está localizado na Bacia Sedimentar da Província do Paraná. O relevo desta Província é contituído de planaltos tubulares e cuestas basálticas concêntricas, que drenam suas águas para os rios Paraná e Uruguai.

A chamada cuesta basáltica se assemelha a um degrau contínuo, com um patamar na base e outro no topo podendo chegar até 200 metros de altura, o topo é denominado de frente de cuesta e a base de reverso da cuesta, onde existem os Morros Testemunhos, ou seja morros isolados que se destacam na planície. Esta paisagem se formou através de derramamento basáltico proveniente da Era Mesozóica que na Era Cenozóica sofreu um forte processo de erosão que propiciou então o surgimento da Depressão Periférica, das Cuestas e do Planalto Ocidental, compondo o relevo da região.

A vegetação típica do município de Brotas se divide em extensões interioranas da Mata Atlântica localizadas nas escarpas da cuesta, cerrados e cerradões no reverso da cuesta, e matas galerias que seguem os cursos d´água. Essa vegetação se encontra hoje praticamente toda devastada devido a intensa exploração agropecuária do município, apenas os trechos mais íngremes, algumas faixas de cerrado e pequenas áreas ao longo dos rios e riachos preservam a mata nativa.

O clima de características tropicais apresenta temperatura média anual entre 21,8ºC e 23,0ºC, sendo fevereiro o mês mais quente (médias de 25,1ºC) e junho o mais frio (média de 18,7ºC), segundo NICOLINI (1990). A precipitação média anual varia entre 1100 a 1400 mm chovendo mais em dezembro (2500mm) e menos em julho (30mm). Devido às chuvas orográficas que ocorrem na escarpa do planalto a região das cuestas possui maiores índices pluviométricos comparando com a Depressão Periférica.

As condições naturais de Brotas propiciam um favorável potencial turístico, com destaque para os recursos Hídricos do município.