A Prefeitura > Cultura

Diretoria de Cultura
Av. Mário Pinotti, 584
Telefones: (14) 3653-1122 e 3653-9900

A Diretoria de Cultura tem como objetivo garantir a toda população o pleno exercício dos direitos culturais e o acesso às fontes de Cultura, além de apoiar, incentivar e promover eventos que valorizem a cultura local.

Centro Cultural de Brotas - funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 18h, aos sábados das 9h às 12h e das 13:30h às 17h e domingos das 9h às 15h.

Atividades

Biblioteca Municipal Alice de Lourdes Brino Guerra - funciona de segunda à sexta-feira das 8 às 18h. Nosso acervo compreende em 17 mil livros, assinaturas de jornais e revistas e 3 computadores para uso público.

Museu do Cotidiano de Brotas - a exposição inaugural (22 de dezembro de 1996) do Museu do Cotidiano de Brotas é o resultado da pesquisa histórica, iconográfica e objetual realizada dentro do Projeto “No Rastro da História”, uma inciativa da Prefeitura Municipal da época. Seu objetivo é mostrar as origens da cidade, com destaque para seu período cafeeiro,  principal responsável pela formação urbana e social da Brotas de hoje, à qual conserva e convive com muitos dos edifícios e lembranças dessa época. Funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 18h, aos sábados das 9h às 12h e das 13:30h às 17h e domingos das 9h às 15h.

Arquivo Histórico Municipal - funciona de segunda à sexta-feira das 9h às 16h.

Ponto de Informação Turística - funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 18h, aos sábados das 9h às 12h e das 13:30h às 17h e domingos das 9h às 15h.

Sala Geraldo Batista - Salão de eventos utilizado para as mais diversas manifestações artísticas e culturais: teatro, dança, música, cinema, exposições de artistas plásticos, artesanato, etc.

Programas

Show da Praça - com o objetivo de levar lazer e cultura à população local , o Show da Praça, acontece duas vezes por mês e é palco para as mais variadas manifestações artísticas , sendo o principal local pra a revelação de novos talentos brotenses. Acontece normalmente na Praça Amador Simões e eventualmente em outras praças da cidade. Evento realizado em parceria com a Associação dos Amigos da Cultura de Brotas.

Bailão no Bairro - com um caminhão-palco, o evento Bailão no bairro é realizado ao longo do ano, duas vezes por mês, em todos os bairros do município, levando lazer e entretenimento aos moradores locais. Evento realizado em parceria com a Associação dos Amigos da Cultura de Brotas.

Escola de Música João Paulo & Daniel - funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 18h no prédio histórico da antiga Sede Mariana e oferece aulas de violão, teclado, baixo, bateria e canto coral. Atende crianças e jovens de 8 a 18 anos. Atividade realizada em parceria com a Associação dos Amigos da Cultura de Brotas.

Coral Municipal Brota & Canto - seus ensaios são realizados às quintas e sextas-feiras das 20h às 22h no prédio histórico da antiga sede Mariana. Atende jovens e adultos a partir de 14 anos. Atividade realizada em parceria com a Associação dos Amigos da Cultura de Brotas.

Banda Marcial Municipal - atende crianças e jovens de 8 a 18 anos.
Às quintas-feiras das 14h às 16h ou das 16h às 18h, são ministradas as aulas de prática de instrumento no Clube da Terceira Idade. Às sextas-feiras das 9h às 11h ou das 16h às 18h são ministradas as aulas de iniciação musical e canto coral no prédio da antiga Sede Mariana.  Atividade realizada em parceria com a Associação dos Amigos da Cultura de Brotas.

Apoio ao Projeto de Teatro Traquinas em Cena - atende  crianças e jovens de 8 a 16 anos. Apoio para a realização das apresentações teatrais ao longo do ano.

Estação USP - atividade realizada em parceria com a Universidade de São Paulo, onde são realizadas oficinas de teatro e espetáculos teatrais ao longo do ano. Em 2007 foram realizadas 3 oficinas avançadas de teatro , que resultaram em 3 apresentações teatrais.

Parceria com a “Oficina Cultural Regional Sérgio Buarque de Holanda” - realização de diversas oficinas ao longo do ano. Exemplo: desenho,  fotografia, cinema, dança, etc.

Parceria com a Secretaria de Estado da Cultura - realização do “Circuito Cultural Paulista” para a realização de um espetáculo por mês de março a novembro.

Feira Regional de Artesanato - com a participação de vários municípios,  é realizada no segundo semestre do ano propiciando a integração do artesanato regional.

Apoio às  Festas Religiosas do Município - Santa Cruz,São Francisco, Padroeira e  Patrimônio de São Sebastião.

Revelando São Paulo - participação no programa da Secretaria de Estado da Cultura  pelo sexto ano consecutivo com o artesanato brotense e por dois anos com o o Grupo de folia de reis “Reiseiros da Pholia”.

Feira de Troca de Livros e de Informações Literárias - acontece na Praça Amador Simões no primeiro sábado do mês de julho. Criada pelo Projeto de Lei do Legislativo Nº 3, de 28 de janeiro de 2008.

Apoio à Casa do Artesão de Brotas - Com diretoria própria, está localizada à Av. Mário Pinotti, 628 - funciona de segunda à sexta-feira das 13h às 17h, sábados das 10h às 17h e domingos das 14 às 17h.

Feira de Arte e Artesanato de Brotas - aos sábados das 18h às 22h e feriados das 15h às 22h na Praça Amador Simões. Criada pela Lei Municipal Nº 2154 de 21 de agosto de 2007.